Os stacks são uma inovação introduzida pela Apple na Dock do Mac OS X 10.5 (Leopard). Resumidamente, é um atalho que mostra, a partir de um ícone, arquivos e programas armazenados em determinado local. É bem útil por deixar sempre à mão coisas que usamos com frequência.
No Windows, já era possível simular os stacks através do RocketDock. Agora, já é possível o mesmo através da superbar do Windows 7, graças a um pequeno programa chamado 7stacks. Apesar de recomendado para Windows 7, por motivos óbvios, o 7stacks funciona também nos Windows Vista e XP.

Crie um novo 7stack.
Após a instalação, abra o programa. Ele consiste num miniassistente que permite a criação de stacks. Basta preencher os dados, e mandar o atalho para o desktop (botão Create Shortcut on Desktop). Depois, arraste o atalho para a superbar, e pronto!

7stacks: Grid.

7stacks: Stack.
Apesar da proposta interessante, o 7stacks é bem limitado, feito nas coxas. Cada stack é um executável à parte. Eles ficam fechados, e só aparecem na lista de processos quando são abertos - cada um, aliás, consome pouco menos de 5 MB, somente quando em uso.
A apresentação dos stacks também não é das melhores. Embora suporte efeitos do Aero (transparência), as fontes são horríveis. Os stacks, afinal, não são baseados em jump lists; clicando com o botão direito num stack, ela aparece:

Jump list do 7stack.
Enfim, vale pela curiosidade, mas ainda está longe de ser tão útil quando os stacks originais, ou mesmo os presentes no RocketDock. Vale pela curiosidade, e só.
Nenhum comentário:
Postar um comentário