O intervalo em que uma diretiva de grupo é atualizada é definido por um valor de intervalo de atualização e um valor de deslocamento de intervalo. O intervalo de atualização é uma quantidade de tempo entre 0 (zero) e minutos 64800 (45 dias), que é usado para determinar quando a diretiva de grupo deve ser aplicada em seguida. Por padrão, se o administrador não modifica a configuração padrão, os computadores membro do domínio usam intervalos de 90 minutos. Ou seja, a cada 90 minutos as GPOs são atualizadas nas estações de trabalho que são membros do domínio. Para os controladores de domínio, o padrão é 5 minutos. Ou seja, a cada 5 minutos as GPOs são atualizadas nos controladores de domínio.
Esse padrão para os controladores de domínio é usado porque quando uma alteração em diretiva de domínio ou direitos é feita, isso reduz o tempo no qual essas configurações serão aplicadas nos controladores de domínio.
Você pode também alterar esses intervalos padrão de atualização das GPOs. Se for especificado 0 (zero) para o intervalo de atualização, a atualização ocorre em um intervalo de 7-segundos.
Para evitar a degradação do desempenho que pode ocorrer se muitos computadores com Windows solicitam uma atualização de diretiva de grupo em controladores de domínio ao mesmo tempo, um intervalo de deslocamento aleatório é adicionado ao intervalo de atualização para determinar a quantidade total de tempo entre os ciclos de aplicativo de diretiva de grupo. O intervalo válido para o intervalo de deslocamento pode ser 0 (zero) 1.440 minutos (24 horas). O padrão para computadores baseados no Windows é 30 minutos, embora o padrão para os controladores de domínio seja 0 (zero) minutos.
Vamos agora para um exemplo prático onde veremos como alterar esses intervalos de atualização.
Exemplo prático – Alterando o intervalo de atualização das GPOs
- Efetue o logon no DC01 com a conta Administrador.
- Clique em Iniciar -> Ferramentas Administrativas -> Usuários e Computadores do Active Directory.
- Agora, clique no sinal de + ao lado do nome do domínio. Com isso, as unidades organizacionais disponíveis serão exibidas no painel da esquerda.
- Clique com o botão direito do mouse sobre o nome do domínio e clique em Propriedades.
- Na tela que será aberta clique na guia Diretiva de Grupo.
- Selecione a GPO Default Domain Policy e clique em Editar. Nesse caso faremos essas configurações para todos os computadores do domínio.
- Agora navegue pelas seguintes opções: Configuração do Computador -> Modelos Administrativos -> Sistema -> Diretiva de Grupo. A tela abaixo é exibida.
- Para configurar a taxa de atualização para computadores membro do domínio, clique duas vezes sobre a política “Intervalo de atualização de diretiva de grupo para computadores”. A tela abaixo será aberta.
- Observe que por padrão essa política não está configurada. Clique sobre Ativado.
- Na primeira caixa de minutos defina o tempo no qual as GPOs serão atualizadas nas estações de trabalho do domínio. Para nosso exemplo vamos definir 70 minutos.
- Na segunda caixa de minutos defina o tempo aleatório que será adicionado ao intervalo de atualização para impedir que todos os computadores solicitem a diretiva ao mesmo tempo. Para nosso exemplo vamos definir 25 minutos.
- Após fazer as configurações clique em OK.
- Para configurar a taxa de atualização para controladores de domínio, clique duas vezes sobre a política “Intervalo de atualização de diretiva de grupo para controladores de domínio”. A tela abaixo será aberta.
- Observe que por padrão essa política não está configurada. Clique sobre Ativado.
- Na primeira caixa de minutos defina o tempo no qual as GPOs serão atualizadas nos controladores de domínio. Para nosso exemplo vamos definir 10 minutos.
- Na segunda caixa de minutos defina o tempo aleatório que será adicionado ao intervalo de atualização para impedir que todos os controladores de domínio solicitem a diretiva ao mesmo tempo. Para nosso exemplo vamos definir 2 minutos.
- Após fazer as configurações clique em OK.
- Pronto. A partir de agora os novos intervalos de atualização serão utilizados pelas estações de trabalho e controladores de domínio.
Existe também outra forma de força a atualização das GPOs nos computadores, que é através do comando gpupdate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário